Tudo que você precisa saber sobre EAD

Por Cinthia Calixto

Você deve imaginar que a EAD surgiu com o avanço da tecnologia, mas você sabia que Educação a Distância existe muito antes disso?

Segundo dados levantados pelo CENSO EAD BR 2018/2019, os cursos de EAD representam 20% das matrículas de graduação existente no país, e se considerarmos o universo de cursos não regulamentados, como Cursos Livres, corporativos e não corporativos, atingimos cerca de 300% a mais do que cursos regulamentados. Mas você sabe quando tudo começou?

EAD - Quando tudo começou

O primeiro marco da Educação a Distância foi registrado no ano de 1.728, em Boston,  nos Estados Unidos, quando o Professor Cauleb Phillips decidiu publicar um anúncio no jornal oferecendo um curso por correspondência de taquigrafia (uma técnica de escrever à mão de forma rápida através de símbolos e abreviações). Alunos de todo país recebiam materiais semanalmente pelos correios.

Com o avanço da sociedade e dos meios de comunicação, a Educação a Distância foi ganhando novos formatos e adeptos. Nas décadas de 1960 e 1970, a modalidade de ensino ainda tinha como base o material escrito e encaminhado pelo correio, mas passou também a usar recursos de áudio e vídeo.

No Brasil, tivemos o Instituto Universal Brasileiro, fundado em 1941, tornando-se  a maior escola do gênero no país nas décadas de 1960 a 1980, mas foi com Telecurso 2000 que a EAD ganhou mais notoriedade entre os brasileiros, já que a televisão era o principal meio de comunicação da sociedade.

Foi então que, em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) instaurada, a modalidade EAD tornou-se oficial no país,  e, hoje permite a oferta de cursos em todos os níveis de ensino.

Com o avanço da internet (a chamada Era Digital), a tecnologia multimídia e o interesse da população em consumir todo tipo de informação digital, a oferta de cursos à distância tornou-se uma crescente e sua adesão vem demonstrando um crescimento constante em todo o mundo.

EAD - Nos dias de hoje

Atualmente a EAD utiliza em sua grande maioria o ensino digital, incluindo diversas opções de recursos para alunos e professores.  

Com o desenvolvimento de plataformas específicas para oferta de cursos on-line, surgiram também